Aquecer bem

Partilha? Obrigado!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on RedditShare on TumblrEmail this to someone

Na época da tecnologia e informação, seria de esperar que os conhecimentos obtidos em todas as áreas científicas e da vida, fossem aplicados pelo princípio do bom senso. Isto de facto não acontece, muitas vezes, porque existem interesses instalados, que impedem que o conhecimento progrida. Numa sociedade orientada pelos interesses económicos e lucros, quem fica mal, muitas vezes, é o cliente final, que, graças ao marketing muitas vezes enganoso, opta por produtos menos vantajosos, muitas vezes, ultrapassados tecnologicamente.
São sobretudo as grandes empresas que levam à maior desinformação, pois são elas que têm capacidade de efectuar grandes operações de marketing, que às vezes mais parecem “lavagem de cérebro”. Como é natural, as pessoas que não estão dentro dos respectivos assuntos, acreditam e compram.
Na Evolucom apercebemo-nos constantemente deste tipo de enganos, em que os clientes achavam que iam ter determinada situação, e afinal acontece exactamente o contrário, nomeadamente em questões de consumo de aquecimento. Deste modo, a EDP , como exemplo, continua a vender “termoacumuladores” como se fosse um sistema de aquecimento vantajoso de baixo consumo, enquanto que o mesmo produto já é proibido na Alemanha há vários anos, justamente porque gasta muito mais do que seria preciso…
Na área do aquecimento continua a trabalhar-se acima de tudo com um grande erro fundamental. Tanto a nível de construção como a nível de certificações energéticas, e também em termos gerais, continua a assumir-se “factos científicos” que se referem a sistemas ultrapassados, nomeadamente, sistemas de convecção !
O aquecimento por convecção é aquele que aquece o ar, provocando o circuito de ar quente que sobe ao teto, arrefece, desce para iniciar o circuito. Este sistema, não só queima o ar, porque a humidade transportada no ar quente fica “colada” no tecto frio, como também é um sistema que necessita de muito mais energia, justamente para que a convecção funcione. São sistemas que aquecem só ar, de modo que o chão está sempre relativamente frio, comparado com o tecto.
Pelo contrário existem cada vez mais sistemas de irradiação, que são muito mais eficazes do ponto de vista energético, e aquecem diretamente pessoas e objetos, sem aquecer diretamente o ar. Deste modo, o calor vai diretamente para onde faz falta, causa bem estar aos utentes, e não desperdiça energia para mover o ar. Muitos dos sistemas de calor por irradiação são elétricos, fáceis de instalar, contudo necessitam de pouca eletricidade, porque o calor produzido é utilizado de forma eficaz. O aquecimento dos objetos em vez do ar, leva a que esses também irradiem calor, multiplicando assim as fontes de calor. No caso dos radiadores em pedra natural, para além do calor de irradiação, temos também a mais valia de fazer acumulação do calor na própria pedra e na parede. Assim, toda a massa irradia calor, mesmo quando não está a consumir nada.
Em resumo podemos dizer, que os sistemas de irradiação elétricos são sem margem de dúvida, os sistemas de aquecimento mais rentáveis e eficazes. Não fosse a politica influenciar tão nefastamente a questão da eletricidade, quer seja pela dependência do petróleo, como também pela subsidiação interesseira, aumentando os custos da eletricidade e também a conotação de “energia como poluente”, então poderiamos certamente ter uma produção de eletricidade maioritáriamente ecológica, sem poluição, de modo que todos os sistemas elétricos seriam mesmo ecológicos. Estou certo, que isto acabará por acontecer no futuro.
Por agora, só me resta alertar a quantas pessoas possa, de que estamos a ser mais uma vez enganados, até no que se refere aos sistemas de aquecimento!
Na maioria dos casos, a melhor opção para aquecer a casa, é elétrica, mas sempre por irradiação !

Partilha? Obrigado!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on RedditShare on TumblrEmail this to someone

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>