Como usar o Storytelling para vender mais?

Você é um bom contador de histórias?

Eu sei que você neste momento esta se perguntando: O que isto tem haver com os negócios online e marketing digital?

Caro amigo, tem tudo! (… e não só)

Sabe porquê?

Então leia o resto do texto. ;-P

Há alguns milhares de anos atrás, mesmo antes do homem criar a linguagem escrita,  a tribo se juntava no final do dia depois das caçadas e até mesmo das batalhas entre as tribos em torno da fogueira, a fazer o que?:

A contar histórias!

As historias são a forma mais poderosa de emocionar, dar conselhos, motivar e inspirar, passar conhecimento, de promover pessoas ou produtos, criar um sentido de grupo, provocar suspense e curiosidade e até mesmo de vender.

Esta abordagem foi até utilizada por Jesus Cristo, que através das suas parábolas dava ensinamentos a todos os que o ouvia, criando assim, uma maior impacto, com a moral que se podia tirar no fim da historia.

Hoje em dia não é muito diferente, desde cedo o bom vendedor, padre, o líder, o politico,  entreteiner, etc  se aperceberam do poder das historias para vender mais, ensinar melhor, influenciar ou até divertir as pessoas.

Desde de sempre, aquele que conta melhores historias é o que tem mais vantagem competitiva entre os demais.

A arte de contar histórias, também conhecida por Storytelling é uma das estratégias com maior impacto a nível de marketing.

Se você acompanha alguns dos marketers famosos do mercado, nomeadamente no marketing digital, já reparou que todos eles contam a sua história no início dos workshops, webinares, etc.

A sua história é a coisa mais valiosa que tem. É a historia pessoal de cada um,  que nos distingue das outras pessoas, ajuda a serem melhor recordados, aumenta a sua credibilidade e o nível de confiança que as pessoas depositam em si .

Além disso é a melhor forma de criar empatia, porque há pontos na sua historia pessoal com o qual as pessoas se identificam, tal como as dificuldades que teve ao longo da vida ou carreira profissional, as vitorias, o percurso de vida etc.storytelling - contar historias

Você como dono ou futuro internet marketer deve contar a sua historia, através de email, vídeos, artigos, workhsops, webinares, etc.

Os princípios do storytelling devem ser ainda utilizados não só para contar a sua própria história, mas também para contar  outras historias.

Ninguém gosta de ler um artigo que seja demasiado técnico e sério. As pessoas valorizam mais o prazer que a leitura dos artigos e dos seus emails lhe provocam.

Pense um pouco sobre alguns dos emails, artigos e vídeos, que alguns marketeiros lhe enviaram.

Quais os que mais gostou e que o fizeram ler até ao fim?

Para que as pessoas abram os seus emails, ou leiam os artigos que você escreve, deve criar um conteúdo que:

-Crie curiosidade e faça por isso a pessoa ler ou ver até ao fim;

-Tenha uma pequena história inspirada em algo que se passou no seu dia-a-dia, filme que viu, livro que leu, etc e que possa de alguma forma relacionar com o tema do conteúdo que está a criar;

-Tenha uma linguagem simples, com frases curtas e com palavras que todo o seu publico perceba.

-Mexa com as emoções da pessoa (mostre o lado negativo de não usar o seu produto / mostre os benefícios do seu produto).

-Fazer as pessoas imaginar e pensar sobre alguma coisa (ex.:  aos benefícios que o seu produto pode ter para a pessoa)

Com estas estratégias você será capaz de entreter o publico, e fazer com que eles estejam mais recetivos ao conteúdo que você cria.

Para além disso você criará mais facilmente um relacionamento de confiança e as pessoas gostarão de você, o que significa que você aumentará  drasticamente o numero de pessoas que compram a você.

Por falar nisto, gostaria de recomendar para você um curso que me ajudou imenso a melhorar a forma de como eu fazia os meu conteúdo.

Esse curso chama-se “Videos de Vendas” onde é explicado como você pode utilizar estas e outras técnicas e polas em pratica e fazer vídeos impactantes e que geram vendas.

É uma área que é hoje em dia  é obrigatória e que você tem de dominar para ser bem sucedido em qualquer nicho no mercado online: fazer vídeos.

Veja aqui mais sobre o Curso Videos de Vendas <<<<<

 

Ebook Grátis: Como Atrair Mais Clientes Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *