A importância da Ciclagem para o Aquário

Processo popularmente chamado pelos aquaristas de criar “biologia”, o processo da ciclagem se dá para que as bactérias nitrificantes degradem a amônia em subprodutos menos tóxicos e inertes. Conhecido como o ciclo do nitrogênio, as bactérias envolvidas no processo de ciclagem devem formar suas colônias em número suficiente para que a qualidade da água do aquário não fique comprometida.

Abaixo: Poecilia Reticulata, popular peixe de aquário também conhecido popularmente como guppy ou lebiste.

279fdc31a8b8ee328d5f6eea823eafad

De forma frequente vemos pessoas empolgadas sair das lojas de aquário com os peixes e o aquário, e ficam frustradas e tristes quando os peixes acabam morrendo de uma forma misteriosa, mesmo que tenham tido os cuidados corretos, como ph e temperaturas ajustados, ausência de cloro. Isso pode acontecer porque a amônia que é excretada pelos peixes contém toxicidade suficiente para mata-los.

Devemos ter em mente que um aquário é um sistema ecológico fechado, e como tal ele deve se ambientar e se adequar até que o sistema possa ficar independente e autossuficiente. Na natureza, como um sistema aberto, a renovação da água se da mais facilmente. No caso de pequenos lagos, tanques e aquários deve se respeitar cerca de 4 semanas para garantir que as bactérias nitrificantes possam se fixar e formar colônias.

Se quiser acelerar esse processo natural, pode-se utilizar água ou objetos de decoração de outros aquários já estabelecidos. Nas lojas de aquarismo também se encontra com facilidade a cerâmica para aquários, ela é principalmente utilizada como substrato para a fixação dessas bactérias.

20120924234759_49089

Acima: Cerâmica utilizadas para fixação de bactérias no aquário.

Você ainda pode colocar os peixes no aquário novo, mas precisa fazer mudanças frequentes parciais da água, mas o desafio é que essa água esteja livre de cloro e com o ph adequado. É possível sim, mas de forma geral, para os peixes mais frágeis o fortemente recomendado é esperar o período da ciclagem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>