Onça Pintada – (Panthera Onca) nos E.U.A?

Desde o começo do século XX que a onça pintada ou jaguar, (panthera onca), é considerada extinta em território norte americano. Embora essa espécie tenha habitado durante muitos anos áreas no sul dos Estados Unidos, do extremo sul da Califórnia até a área da Louisiana.

Screenshot_5
Em rosa a ocorrência original da onça-pintada, em vermelho a ocorrência atual, além de tais territórios detalhados na imagem, a onça pintada ocorre até em partes da Argentina e é amplamente distribuída no Brasil.

Contudo, nos últimos dez anos, devido a tecnologia de câmeras com disparo automático por sensor de movimento, foi possível a comprovação, apesar de ser uma população muito frágil em termos populacionais, tal notícia é muito animadora.

A onça é o maior felino das américas e o terceiro maior do mundo, os fatores que causam a diminuição das populações são principalmente a caça e a destruição do seu habitat.

jaguar2

Veja mais em: https://www.mammalsociety.org/articles/evidence-resident-jaguars-panthera-onca-southwestern-united-states-and-implications-conserv 

Comprar Microscópio para Controle de Qualidade – Indústrias

A cada dia que passa a competição do mercado se torna mais acirrada,  por isso o número de empresas que buscam equipamentos ópticos para controle de qualidade é maior.

Para garantir a qualidade dos materiais empregados pela indústria, os microscópios e estereomicroscópios (microscópios estereoscópios) são utilizados para analisar os materiais de forma muito detalhada, é possível identificar pequenas ranhuras, trincos, bolhas de ar ou qualquer outro tipo de contaminação na amostra. A importância da homogeneização das amostras proporciona toda a qualidade no processo industrial, conferindo aos materiais a excelência e baixando em muito os custos de produção evitando identificar as contaminações do material na pós-produção.

An Infineon employee at the quality check of an wafer in the cleanroom, at the Infineon factory in Regensburg, Germany, on Tuesday, March 16, 2010. Photographer: Guenter Schiffmann/Bloomberg
Análise de amostras em Regensburg, Alemanha, Março 16, 2010. Fotográfo: Guenter Schiffmann/Bloomberg

Com a devida análise a partir de microscópios próprio para o controle de qualidade das indústrias, pode-se selecionar melhor os fornecedores dos materiais e renegociar lotes de matéria prima.

A economia de tempo e recursos financeiros, com a análise de controle de qualidade por microscópio, otimiza todo o processo.

microscopio com camera laboranaestereomicroscopio laborana

Nós da Laborana – Equipamentos Científicos, com experiência de 30 anos em microscopia óptica, temos diversos equipamentos, dependendo de cada uso e específico para cada área:

Na área de plásticos, metais, tintas e outros materiais equipamentos petrográficos, metalográficos, sistemas de luz polarizada. Estereomicroscópios para analisar ligas metálicas, adesivos, vidros, cristais, tecidos para a indústria têxtil, entre outros.

No caso de indústrias do ramo alimentício e farmacêuticas, contamos com avançados microscópios biológicos, de ótica infinita, conjuntos binocular ou trinocular com câmera ou tablet para fazer banco de dados de imagens de processo, editar e fazer medições.

Consulte nosso portifólio de clientes, se persistir alguma dúvida entrem em contato conosco. Teremos prazer em auxiliar com uma consultoria técnica completa.

Tablet para Microscópio – Wi-Fi

O que você acha de poder colocar uma pequena câmera no tubo trinocular do seu microscópio ou estereomicroscópio e ter a mobilidade de capturar, mostrar as imagens e enviar dados sem precisar estar com o tablet conectado no microscópio?

tablet microscopio laborana

Nós da Laborana apresentamos esse incrível acessório que é a última tendência tecnológica no mundo dos tablets para microscópio, com um sistema completamente intuitivo por android é possível remotamente estar conectado ao wifi da câmera e ter a liberdade de trabalho necessária e conforto de mostrar os resultados para alunos, colegas de trabalho, professores, etc.

Com esse tablet para microscópio, ainda possível fazer um banco de fotos para laudos, publicações ou estudo. Outras opções são medição, captura e edição, tudo através de um sistema descomplicado de alta tecnologia e de preço acessível.

Peça já o seu orçamento em nosso site e facilite e modernize o seu laboratório. www.laborana.com.br/tabletparamicroscopio. 

A Laborana – Equipamentos Científicos é uma empresa do ramo de microscopia e produtos para laboratórios com 30 anos de mercado. Se persistir alguma dúvida entre em contato conosco.

Temos microscópios biológicos, metalográficos, de polarização, imunoflorescência, profissionais para controle de qualidade, óptica infinita e para pesquisa em geral.

Muitos clientes ao redor do Brasil contam com o melhor em tecnologia e qualidade óptica com os nossos equipamentos.

A subjetividade da percepção humana.

A subjetividade da percepção humana.

É 6 ou é um 9?

6ou9

As pessoas experimentam os eventos de maneira diferente, e na verdade nós mesmos sentimos as coisas diferentes de acordo com cada fase da nossa vida, de acordo com o que registramos na nossa mente. Pessoas que tinham medo de escuro não precisam mais ter, necessariamente.

Tudo depende, depende do ponto de vista. Claro que essa relatividade não pode ser utilizada como desculpa para agir de modos pouco convencionais e usar isso como desculpa de comportamentos moralmente e eticamente condenáveis.

O aspecto é como as pessoas criam fobias, sentem mais medos, são mais otimistas, mais pessimistas. Como que isso acontece?

Porque cada pessoa no mundo tem um mapa, que representa a sua realidade, o mapa é uma representação da realidade e por isso ela pode mudar tanto de uma pessoa à outra. Por exemplo o mapa do Brasil é uma representação cartográfica do Brasil ele é usado utilmente para simplificar uma complexidade muito maior do que a que ele representa. Da mesma forma nós também fazemos isso, fazemos as nossas representações da realidade.

Como não é possível assimilar tudo e analisar todo o mínimo detalhe da nossa vida, montamos um escopo, um molde para nos guiar, a partir dos nossos 3 filtros perceptivos:

Generalização:

Generealizamos para simplificar as coisas, se descobrimos uma vez que o fogo queima, aprendemos a agrupar a idéia que precisamos ter cuidado com o fogo, se não poderemos nos ferir, isso realmente é uma coisa que ajudou à nossa sobrevivência, mas precisamos estar atentos para que algumas generalizações não sejam falsas associações ou preconceitos que podem limitar nosso modo de vida.

Omissão:

Omitimos parte das informações que chegam até nós, mesmo porque é impossível processar tudo, dessa forma seletivamente nosso cérebro define coisas a serem deixadas de lado, mas isso pode causar uma percepção que não corresponde completamente aos fatos. Tendemos a nos lembrar mais de críticas do que de elogios e isso pode minar a nossa auto-estima.

Distorção:

Distorcemos algumas informações e fazemos associações mentais que geram uma diferença considerável na percepção. É por isso que algumas pessoas tem certos medos específicos, são mais otimistas ou mais pessimistas, basicamente o que foi coletado foi organizado de uma forma a criar algo subjetivo.

A forma com que enxergamos a vida é um modelo, precisamos ter cuidado para algumas das nossas crenças mais fundamentais e limitantes não serem apenas um modo modificado da realidade que apenas limita de alguma forma nosso modo de ser.

“Um homem não pode entrar no mesmo rio duas vezes” (Heráclito)

A frase acima significa que as águas de um rio corrente modificam a cada momento, e da mesma maneira uma pessoa se modifica, essa plasticidade da vida deve ser entendida, em especial para compreendermos melhor as relações humanas e como cada qual pensa.

A percepção de uma pessoa sobre determinado evento pode ser modificada de diversas formas, quando acontece uma ressignificação no cérebro e muitas vezes é compreender que o “6” e o “9” são a mesma representação numérica dependendo do ponto de vista.

Pode ser sorte ou pode ser azar

Era uma vez um menino pobre que morava na China e estava sentado na calçada do lado de fora da sua casa. O que ele mais desejava era ter um cavalo, mas não tinha dinheiro. Justamente neste dia passou em sua rua uma cavalaria, que levava um potrinho incapaz de acompanhar o grupo. O dono da cavalaria, sabendo do desejo do menino, perguntou se ele queria o cavalinho. Exultante o menino aceitou. Um vizinho, tomando conhecimento do ocorrido, disse ao pai do garoto: “Seu filho é de sorte!” “Por quê?”, perguntou o pai. “Ora”, disse ele, “seu filho queria um cavalo, passa uma cavalaria e ele ganha um potrinho. Não é uma sorte?” “Pode ser sorte ou pode ser azar!”, comentou o pai.

O menino cuidou do cavalo com todo zelo, mas um dia, já crescido, o animal fugiu. Desta vez, o vizinho diz: “Seu filho é azarado, hein? Ele ganha um potrinho, cuida dele até a fase adulta, e o potro foge!” “Pode ser sorte ou pode ser azar!”, repetiu o pai.

O tempo passa e um dia o cavalo volta com uma manada selvagem. O menino, agora um rapaz, consegue cercá-los e fica com todos eles. Observa o vizinho: “Seu filho é de sorte! Ganha um potrinho, cria, ele foge e volta com um bando de cavalos selvagens.” “Pode ser sorte ou pode ser azar!”, responde novamente o pai. Mais tarde, o rapaz estava treinando um dos cavalos, quando cai e quebra a perna. Vem o vizinho: “Seu filho é de azar! o cavalo foge, volta com uma manada selvagem, o garoto vai treinar um deles e quebra a perna.” “Pode ser sorte ou pode ser azar!”, insiste o pai.

Dias depois, o reino onde moravam declara guerra ao reino vizinho. Todos os jovens são convocados, menos o rapaz que estava com a perna quebrada. O vizinho: “Seu filho é de sorte…”

Assim é na vida, tudo que acontece pode ser sorte ou azar. Depende do que vem depois. O que parece azar num momento, pode ser sorte no futuro.

635e65f6e6e793fbe7a1ba2567eaff09

Do livro: O Sucesso não Ocorre por Acaso – Dr. Lair Ribeiro – Ed. Objetiva

Incríveis Animais Híbridos

A Mula é um animal que é obtido através do cruzamento entre duas espécies, cavalo (Equus ferus caballus) e asno (Equus africanus asinus). Somando qualidades positivas de ambas as raças, a mula é amplamente utilizada para o transporte de cargas e é muito conhecida. Por ser um exemplo de animais híbridos, cruzamento inter-espécies, é quase sempre estéril.

Abaixo a mula, resultado de hibridismo entre cavalo e asno.

Mule-6

Existem outras curiosas novas espécies que foram obtidas pelo cruzamento entre espécies. Dentre os felinos de grande porte do gênero Panthera, isto é, a onça (Panthera onca), o leopardo (Panthera pardus), o tigre (Panthera tigris) e o leão (Panthera leo) foram feitos diversos cruzamentos:

Ligre, cruzamento entre um leão e uma tigresa

liger-08

Leopon, cruzamento entre um leopardo e uma leoa

Leopon

Tiguar, cruzamento entre um tigre e uma onça pintada fêmea

tiguar

Outras muitas espécies de animais podem cruzar entre si, como por exemplo: Zebralo, cruzamento entre zebra (Equus Zebra) e cavalo (Equus ferus caballus).

DSC01630ZebroidCrossBetweenZebraHorse

Urso Grolar, cruzamento entre um urso pardo ou grizzly (Ursus arctos)  e um urso polar (Ursus maritimus) .

6_Polar-and-Grizzly-Hybrid

No caso do homem, (homo sapiens) o único hominídeo moderno,  aconteceram experimentos terríveis ao longo da história. Cientistas não éticos tentaram, felizmente sem sucesso, a hibridação da raça humana com chimpanzés (Pan troglodytes). E mesmo embora grande parte do nosso DNA seja compartilhado com tais animais, a distância genética não permite tal fantasia sórdida.

Células de Sangue Sob o Microscópio

Graças à tecnologia óptica dos microscópios, aliada às câmeras de qualidade para microscopia, é possível ver imagens incríveis com os microscópios com câmera.

Enquanto fazemos nossas atividades diárias sempre está acontecendo algo dentro de nós, a constante luta da homeostase. Células se multiplicando, células morrendo, células defendendo nosso organismo.

As células do nosso sangue tem múltiplas funções, como transportar oxigênio, transportar o gás carbônico para ser eliminado pelos pulmões, nos imunizar, coagular, levar nutrientes para os nossos tecidos.

Esse milagre da vida, é observável com riqueza de detalhes com a tecnologia certa.

No vídeo abaixo podemos nos encantar com a tecnologia dos microscópios e entender melhor como nós funcionamos no nível celular.

*Todos os direitos reservados ao autor do vídeo, “under the microscope.”

Os Magníficos Tangarás do Brasil

Cores vibrantes e diversificadas, parecem pinturas extraídas da imaginação. O gênero Tangara é típico de Neotrópicos como o Brasil. Tais aves possuem uma beleza incomparável, são pequenos pássaros conhecidos popularmente como saís ou saíras.

O Sanhaçu-Cinzento (Tangara sayaca) é um dos mais conhecidos e populares, sendo possível encontrar em diversos centro urbanos.

sanhaçu cinzento

Saíra- Douradinha (Tangara cyanoventris)

Saíra dourada

Saíra-Militar (Tangara cyanocephala)

saíra militar

Saíra-Sete-Cores (Tangara seledon)

saíra sete cores

Saíra-Diamante (Tangara velia)

saíra diamante

Saíra-Lagarta (Tangara desmaresti)

saira-lagarta-

Saíra-Pintada (Tangara guttata)

saíra pintada

Saíra de Cabeça Azul (Tangara cyanicollis)

saíra de cabeça azul

Saíra-Sapucaia (Tangara peruviana)

saíra sapucaia

Os tangarás são exemplos da beleza magnífica da avifauna brasileira.

Penso, Logo Sou

Já percebeu que pessoas que se dizem azaradas realmente são azaradas? Como se explicaria isso? É fácil, o que a gente repete se torna realidade. Existem pessoas muito negativas que repetem mantras em suas cabeças como:

  • As coisas sempre são difíceis pra mim.
  • Sou mesmo muito azarado.
  • Tudo acontece comigo.
  • É só comigo que essas coisas acontecem.

A verdade é que o nosso cérebro começa a se sentir do jeito que nosso estado de espírito está, por isso pessoas que são otimistas disponibilizam em seus sistemas sentimentos positivos e se sentem melhor.

“O pássaro não canta porque está feliz, mas sim está feliz porque canta.”  (William James)

A idéia de ser otimista e pensar com certo otimismo nada tem a ver com devaneios e atitudes conformistas de que as coisas irão cair do céu. Mas, sejamos sinceros, a vida por vezes já é tão hostil, porque potencializarmos os sofrimentos e as inquietações nas nossas cabeças? Sejamos mais dóceis conosco, isso eleva a auto-estima, quando nos tratamos com hostilidade perdemos parte do nosso amor-próprio e começamos a nos auto-sabotar.

Podemos adotar melhores mantras nos nossos diálogos internos, ou também dizer melhores coisas. O nosso cérebro acaba acreditando nas palavras e faz de tudo para entrar em congruência, isto é,  age para alinhar os pensamentos à realidade. Outra questão que frequentemente acontece é a pessoa dizer uma coisa positiva, mas usando a palavra “não”. Como por exemplo: “Não desejo ser azarado”. A maior parte dessa frase dá a idéia de ser azarado, isso porque o “não” é uma pequena palavra, sendo assim é melhor usar frases na afirmativa: “Sou uma pessoa de sorte”.

Funciona assim, quando eu digo para que você não pense em um elefante amarelo, inevitavelmente você pensará em um elefante amarelo. Não é mesmo?

Em um Episódio de “O Chapolin Colorado” intitulado – De médico, Chapolin e louco todo mundo tem um pouco, do ano de 1975, acontece algo interessante. Embora seja um programa de comédia, podemos tirar uma lição muito valiosa sobre os mantras que constituem e moldam o nosso destino. O episódio é sobre dois bandidos, Chinesinho (Carlos Villagràn) que sofre após um assalto apenas escoriações leves e Tripa-Seca interpretado por Ramón Valdez que fica em risco de vida. Chegando no hospital o Chapolin Colorado troca os prontuários e fica repetidamente dizendo que o estava doente está em saúde impecável e o que está bem está moribundo.

No final do episódio o que estava muito doente se recupera completamente e o que estava bem definha e morre. Claro que isso é exagero e é cômico, mas as palavras realmente fazem um tremendo impacto nas nossas vidas.

tripa-seca-ep-de-medico-chapolin-e-louco