MOTIVAÇÃO : 4 DICAS

MOTIVAÇÃO :  4 DICAS; Quando falamos de sucesso, falamos também de motivação. Não existe sucesso sem motivação. As pessoas têm de ser capazes de alcançar a motivação pessoal. Motivação pessoal é o que nos impulsiona internamente e externamente para nos levar a chegar ao sucesso.

MotivaçãoSem motivação pessoal, não é possível realizar qualquer coisa. Ela a motivação é a mola real por exemplo para perder peso, ou para completar uma tarefa no local de trabalho, ou fazer algo que você colocou em banho-maria por um tempo. Uma pessoa também pode ser motivada a parar de fazer coisas, como usar drogas, beber álcool e fumar cigarros.

Então, como vamos ganhar motivação pessoal? A primeira coisa que precisamos fazer é definir objetivos para nós mesmos. Esses objetivos têm de ser metas realistas e  possíveis de serem alcançadas.

Nós tendemos a definir nossas metas muito altas e, em seguida, vamos falhar. Além de ser frustrante é também um passo para trás na busca motivação pessoal. Os objetivos são de extrema importância na conquista da motivação pessoal. Eles nos dão o impulso que precisamos para começar o trabalho.

É uma boa ideia escrever os seus objetivos. Use o seu bloco de apontamentos e escreva o que pretende alcançar e este simples ato torna tudo mais fácil. Assim poderá diariamente ler, relembrando a meta a atingir a também a seguir os passos positivos dados. Acompanhar a evolução é benéfico.

Analisando numa outra dimensão, e se tudo fosse tão simples na vida das empresas ou das pessoas, todos teríamos os melhores colaboradores do mundo motivados,  interessados e desejosos de colocar todo o seu esforço no dia-a-dia. Eram sempre dias felizes.

É lógico que para a motivação acontecer, tem de existir algo ainda mais profundo em cada um, que é a motivação intrínseca, (interno; inerente) a que parte de cada um de nós, a que encontramos em todos os profissionais que se comprometem a fazer um bom trabalho, que se aplicam porque se sentem valiosos, e nos quais se nota, de facto, que gostam do que fazem.

pessoas_motivadas4Quando  trabalhamos com pessoas sempre motivadas notamos isso de imediato. Quando falam da empresa e da sua forma de trabalhar, têm um brilho diferente no olhar, nota-se orgulho, brio, vontade e, claro, motivação.

A motivação intrínseca depende assim de cada um de nós, do que cada um faz e do empenho que coloca em cada pequena coisa que concretiza.

Existem imensas teorias da motivação, mas o denominador comum é simples e resume-se a 4 passos fundamentais:

Reconhecer

O que é que a equipa quer, TER? Podemos pensar que são apenas os prémios e regalias, mas há quem corra atrás de sucesso, de um bom carro ou mesmos e somente para realizar o seu trabalho de forma mais eficaz.

O líder tem de saber criar uma cultura de reconhecimento, recompensa e prestígio, e para que tal aconteça, precisa, basicamente de conhecer cada elemento da sua equipa e perceber o que os move. Uns terão de ser motivados pelo reforço positivo, por se demonstrar que trabalharam acima do esperado, conquistando metas mais ambiciosas. Outros movem-se por prémios, mas todos os colaboradores sem dúvida que aceitam um “obrigado” e um “bom trabalho” pois estes cumprimentos continuam a ser gratuitos.

Envolver

motivar-motivacao-lampada-dinheiroEsta é uma outra dica, por isso todos são importantes e todos devem ser envolvidos direta ou indiretamente na tomada de algumas das decisões de certos projetos, o que permitirá criar ligações fortes com os colegas e estabelecer o sentido de pertença a um grupo. Estas inúmeras as vantagens deste tipo de comportamento são muito importantes, pois fomenta a entreajuda, aumenta a lealdade e melhora a motivação e o otimismo da equipa. Se você se preocupar com o envolvimento de todos, o líder promove e cria oportunidades para trabalhar o relacionamento, e muitas delas nem exigem investimento!

Desafiar

Qual será o melhor elemento da sua equipa? Será que é possível uma equipa de Super Heróis? È preciso variedade, de marcar metas audazes, de proporcionar novas experiências e novas oportunidades de aprendizagem. O líder tem de assegurar que existem desafios, para que se evitar cair na rotina e na melancolia. Daí que aumentar os standards seja algo positivo, bem como criar oportunidades de aprendizagem mais desafiantes. As equipas crescem à altura dos desafios que lhes são impostos. Quanto mais ambiciosos forem, mais crescem.

Apoiar

Muito Importante, saber se a sua equipa se orgulha da empresa onde trabalha? Apoia as suas decisões? Defende a empresa contra os ataques do exterior? No exterior notamos o grau de empenho quando ouvimos certas conversas fora do local de trabalho. Os seus colaboradores entendem o impacto do apoio do líder, bem como da camaradagem e solidariedade entre todos? O líder tem de ser um exemplo, pois é ao líder quem todos seguem no empenho e no encorajar de todos para um trabalho cada vez melhor.

Já tinha pensado nisto?

Saiba como potenciar e desenvolver os seus negócios online, hoje mesmo. Clique AQUI

Deixe aqui o seu comentário

Baixe o Seu Ebook Grátis...

Joel Gonçalves

Empreendedor online, apaixonado por tecnologia e por ajudar as pessoas a conquistar o sucesso.

Website: http://virtualmarketingpro.com/c/?aid=5190

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *