A Liderança Feminina

A Liderança feminina teve início há décadas, as mulheres ganharam com sucesso posições de destaque no mundo dos negócios. Durante os últimos 12 anos, a revista de negócios Fortune compilou uma lista de 50 mulheres mais poderosas no mundo dos negócios. A maioria dos nomes incluídos na lista ocupam os mais altos cargos em empresas multi-nacionais, enquanto os outros estão subindo suavemente a esse nível.

“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que a maior parte dos homens a temem.”

As características dessas mulheres não são muito diferentes dos seus colegas do sexo masculino quando se trata de inteligência, visão e persistência, apesar de muitos deles afirmam reservadamente que alcançar o sucesso em suas carreiras levou mais esforço. Embora o mundo dos negócios é show round dos homens, ainda há uma certa emoção quando uma mulher poderosa consegue obter sucesso através do chamado “mundo dos homens”.  Quando Fortune lançou a lista do Top 50  em 1998 apenas duas mulheres estavam em posições de CEO, mas a lista deste ano já inclui 13 mulheres CEOs.

OpraPor exemplo algumas famosas que lideram;

  1. Oprah Winfrey: Presidente da Harpo Productions, Oprah Winfrey é mais do que apenas uma apresentadora de televisão. Sua empresa de entretenimento inclui filmes, realização e transmissão. Ela planeja lançar sua própria rede por cabo com mais de 70 milhões de telespectadores na estimativa.

 

  1. Yahoo2. Carol Bartz: CEO do Yahoo, Carol Bartz veio da Autodesk, um provedor de soluções de software CAD, antes ela assumiu o papel de CEO na Yahoo. Ela é a esperança para trazer nova vida à marca Yahoo. Sua associação de parceria com a Microsoft chamou a atenção de seus concorrentes.

 

 

  1. AVON3. Andrea Jung: Presidente e CEO da Avon Products. Avon tem uma notável visão mundial que promove o empreendedorismo das mulheres, tornando-se mini-empresários. Com métodos inovadores de Andrea Jung de recrutamento, ela acrescentou com sucesso mais de 200.000 representantes nos EUA sempre sozinha durante o primeiro trimestre de 2009.

 

E tem muitas outras mulheres famosas. E tem aquelas que ninguém conhece e não são menos famosas. Elas são líderes. Lideram no feminino.

Ser Livre Feliz e Produtivo só pode ser atingido através do sacrifício de muitas coisas comuns, mas sobrestimadas.

Apesar de já serem muitos os homens que dizem que valorizam ter elementos femininos como parceiras profissionais, que até preferem mulheres como parceiras de trabalho, para além dos relacionamentos e de até lhes acharem graça, não deixa de ser verdade que outros homens continuam a não as levar demasiado a sério e a preferir pertencer a uma equipa de homens… Por outro lado, em casa, muitas são as mulheres que ainda vão pedindo às caras-metades ajuda para aprontar qualquer coisa para o jantar ou adiantar o banho das crianças, quando tiveram também o dia todo fora a trabalhar, provavelmente uma jornada igualmente exigente e desafiante! Se o estereótipo dos papéis domésticos não fosse delas, não precisariam de solicitar a ajuda deles…

Liderança no Feminino  o que, felizmente, não quer dizer que com alguns homens, com algumas famílias e mesmo em algumas empresas as coisas não sejam já bem diferentes. Quando deixar de ser assim, também na cabeça delas, provavelmente não precisaremos de ter um Dia da Mulher para celebrar…

Será que elas sentem pressão para estarem igualmente à altura do desafio que já foi de outros ou é a sua vontade de serem melhores que as move?

Por vezes, o não ambicionar claramente ser melhor, para além de não incutir a necessidade de ser diferente, pode levar a uma certa masculinização de comportamentos e atitudes. E isto acontece tanto mais, quanto mais elas tiverem no meio deles… da postura ao ditar de “ordens”, da linguagem às piadas de circunstância, há situações em que parece que todos vestiram gravata.

Na mulher, como ainda é menos comum que esteja em posições de liderança, os outros à sua volta só vão estar mais predispostos a tais comparações…

Quando se sobe o degrau, é preciso ter confiança de que foi perfeitamente legítimo fazê-lo e que o desafio foi merecido. É normal que os outros estejam à espreita…, mas cada líder tem que estar à espreita de si próprio e muito mais preocupado em como continuar com sucesso nesse degrau ou em como subir para o seguinte.

MulheresDecisões no feminino…

E quando elas finalmente chegam ao topo, como é que mandam? Eles estranham as primeiras diretrizes de uma nova líder mulher? Se são maioritariamente eles que dizem que lá em casa mandam elas, porque haveriam de estranhar que elas mandem também nas empresas?

Há muito que se brinca que a mulher escolhe a cor do carro e dos estofos, o que é certo é que os vendedores de automóveis já perceberam a quem é que têm que vender o veículo quando um casal entra num stand… Se há bem pouco tempo eram eles que gostavam de aparelhos, agora os fabricantes tornaram os aparelhos mais femininos para que elas precisem deles… Gradualmente a sociedade tem vindo a modelar-se para receber o papel interventivo de decisão delas nas mais diversas esferas.

Não há competências só femininas nem competências só masculinas. A inteligência emocional da mulher permite-lhe, é certo, uma maior capacidade na gestão dos relacionamentos, no criar de empatia, no inspirar o outro a fazer com ela. Mas isso facilita o processo, não dá 100% de garantia de sucesso, e muito menos da longevidade deste…

As mulheres foram ensinadas a ser compatíveis ao invés de persistir e perseverar para que nós possamos acreditar. Tenacidade é essencial para que as mulheres se sentirem confortáveis com o fim de serem vistas como credíveis. Isto vai mão-em-mão com uma wilingness para realmente competir. Os homens são muito conscientes das hierarquias. As mulheres tendem a ignorar a hierarquia e acreditar no que é importante.

“O Futuro está aqui. Só ainda não foi amplamente distribuido”

As mulheres não são melhores líderes que os homens ou vice-versa; há excelentes líderes, muitos eles e muitas elas, nos mais diversos domínios da sociedade, que aprenderam a lidar com inúmeras situações e a contextualizar a forma mais eficaz como comunicam, como inspiram, como conduzem as suas equipas.

mulheres-no-poderQualquer um de nós, ele ou ela, pode tornar-se líder de um dia para o outro, mas isso não faz de ninguém um bom líder… Se outros aprenderam a fazê-lo, de que é que estamos à espera? Ninguém nasce um líder!

Por isso mesmo existem imensas mulheres líderes em Internet Marketing, onde o seu dia a dia é vivido como querem, onde querem e ás horas que querem. Também para elas chega um computador. Conheço algumas mulheres bem de vida com formação académica desde advogadas; engenheiras e até médicas que iniciaram esta atividade com simples passatempo e nos dias de hoje esta é a sua principal forma de vida. Viajam, conhecem o mundo se cultivam muito mais e ganham o que apenas anteriormente era sonho.

 Saiba como potenciar e desenvolver os seus negócios online, hoje mesmo.

Seja qual for a sua opinião deixe em baixo o seu comentário.

Baixe o Seu Ebook Grátis...

Joel Gonçalves

Empreendedor online, apaixonado por tecnologia e por ajudar as pessoas a conquistar o sucesso.

Website: http://virtualmarketingpro.com/c/?aid=5190

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *