A diferença entre o Sonho e a Conquista!

focoO futuro é algo que deve ser desejado, planeado e conquistado no dia-a-dia. É muito comum no espírito empreendedor esta característica de visão: ter uma visão em longo prazo dos seus sonhos e objetivos. Até aqui tudo bem, mas tem gente que receia o futuro. Aí me interrogo como pode, se ninguém conhece o futuro. Como se pode recear uma coisa que não se conhece.

Mas qual será a diferença entre as pessoas que desejam um futuro daquelas que realmente o conquistam?

Parece até que existem pessoas com ‘o dom’ de realizar as coisas, enquanto a maioria passa muito tempo em longos períodos de estagnação!

Tem uma característica muito elegante entre estes dois tipos de pessoas, sem dúvida tem a ver com a forma com que eles vivem estes períodos de marasmo, quando nada de novo acontece, nada muda.

 O “FOCO”

VooEm  conversa com os meus clientes de desenvolvimento pessoal, descobri que existem quase tantas versões do “foco”  como há de pessoas! Autores como Ekhart Tolle explica que o “foco” é tudo sobre  “O Poder do Agora ” que ao concentrarem –se no que estão fazendo vai levar-los à felicidade e ao sucesso. Para ser bem sucedido, o “foco” precisa de direção e todos essas pessoas são movidas por aquilo que eu poderia descrever como “foco” estratégico.

O “foco” é como as cebolas,tem camadas! Ao trabalhar com meus clientes de desenvolvimento pessoal, onde todas as pessoas estão altamente focalizadas, então descobri que existem três passos principais para se concentrar – e três passos que você deve seguir para o permitir aprender a se concentrar e dirigir  o “foco” de maneira produtiva.

Observe quais as características que você tem manifestado em seus projetos pessoais e profissionais, isto pode  ajudar a realmente mudar o rumo das coisas, a partir de agora!

O sonhador aproveita estes períodos para praticar suas habilidosas tarefas, tem uma prática intensa ao percurso e ao planeamento: ele aproveita os períodos de calmaria para analisar, estudar e modificar o que for necessário no seu planeamento, sem perder de vista os seus sonhos. Ele entende a prática como um caminho necessário para a conclusão de seus objetivos, e o faz com amor, com paixão.

Foco Estratégico

Simplesmente concentrando-se no momento atual é altamente gratificante – pesquisa confirma que aqueles que sabem como fazê-lo são eficazes e produtivos e, como resultado, felizes e contentes. Mas, enquanto se concentrar apenas no momento presente produz esses tipos de resultados, uma vida de focalizar agora pode levar a uma existência de felicidade sem rumo. Se não temos nenhum problema com felicidade – então ela é importante para se tornar a parte integrante da vida diária de todos nós. No entanto, existe um grande problema se andar sem rumo. Se você é como eu, e se você tem que colocar o pão na mesa  todos os dias – em outras palavras, seu foco deve ser prático. Se eventualmente formos parecidos, então você tem outras pessoas dependendo de você  – precisando do seu apoio, da sua ajuda.

Tem de haver objectivos,  metas. No entanto, o problema com as metas é que muitas vezes elas são impossíveis de ser alcançadas. Claro, isso pressupõe que você realmente estabeleceu as metas incorretas! Deve criar algumas expectativas com o poder de ficar feliz e, por definição, se você não as obtiver, vai ser obviamente infeliz! Dito de uma maneira mais direta, você tem que focar a sua mente sobre como se sente quando você está bem – como seria a sensação quando você descobre que está no caminho certo e do que na vida tudo corre como ambicionou.

Dito de outra maneira, você deve se certificar de que o seu “foco” a um nível estratégico é o correto, o mais adaptado ás suas capacidades. É importante escrever em seu bloco de notas  diariamente os passos dados e os resultados que vai alcançando, para mais tarde ensinar outras pessoas, mas também para ir relembrando. Não esqueça este detalhe.

Foco Operacional

Ser LíderUma vez que sua mente sabe a direção que você está indo, o que você precisa é saber as coisas importantes para fazer hoje. Há um mundo de diferença entre importante e urgente – e, muitas vezes, nos preocupamos pelas coisas  urgente e ficamos sem tempo para fazer o importante. Ou, pior ainda, nós desperdiçamos nossa energia – olhando para e-mails que foram enviados a dezenas de pessoas e sem contéudo, perdendo tempo conversando sobre as notícias sem importância, desperdiçando  tempo em conversas de facebook, etc. Todos nós somos grandes em encontrar maneiras de fazer as coisas que são totalmente descabidas com a vida que queremos ter.

Foco operacional significa saber a diferença entre fazer a coisa certa e desperdiçar o seu tempo e energia. Você só vai perceber se está ou não fazendo a coisa certa, se você parar em vários pontos durante o dia e pergunte a si mesmo : “Será que estou fazendo a coisa certa” Se  é legal! Se você não estiver, pare com isso e começa a fazer a coisa certa!

Uma vez que você está fazendo a coisa certa, você precisa fazê-lo direito! Com demasiada frequência, e repetidas vezes. Até assimilar tudo. Com a prática  você vai descobrir como focar a sua mente de um momento para o outro.

Uma outra solução é entender que a prática regular é o que leva ao aperfeiçoamento, mesmo que pareça não estar evoluído, mesmo sentindo a sensação de não estar saindo do mesmo lugar. Um dia irá com certeza perceber que a pratica já faz parte da sua vida, e o desenvolvimento será consequência dela.

A MEDITAÇÃO

Gota de águaA meditação é o melhor para aprender a investir toda a sua atenção no momento. Sua mente indisciplinada precisa de disciplina quando você meditar dá a ela o que ela precisa. Quando você pratica a meditação, você ocupasse no que alguns ou todos os seus cinco sentidos estão dizendo a si. Na verdade, você descobre como é fácil simplesmente desligar da distracção e tornar-se excepcionalmente  focado. Em outras palavras, meditar todos os dias pela manhã irá garantir que o seu dia seja dirigido por seu “foco” estratégico .

Não estou aqui a defender que as coisas não mudem, pelo contrário, até porque considero impossível. Observe apenas, se você costuma estar alinhados com seus objetivos, e tem disciplina e persistência para praticar o que for necessário enquanto não os alcança, ou é do  tipo que acaba desistindo e mudando sempre de planos e ou objetivos…???

Deixo aqui a famosa frase do poeta português Fernando Pessoa: “O homem é do tamanho dos seus sonhos”. E saiba que para alcança-los, é necessário muito treino, mesmo quando nada parece acontecer! Os vencedores entendem isso!

Tenha um dia Fantástico

Saiba como potenciar e desenvolver os seus negócios online, hoje mesmo. Clique AQUI

Baixe o Seu Ebook Grátis...

Joel Gonçalves

Empreendedor online, apaixonado por tecnologia e por ajudar as pessoas a conquistar o sucesso.

Website: http://virtualmarketingpro.com/c/?aid=5190

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *