Nunca espere as pessoas acharem seu Blog

Estava pensando um texto sobre como trazer público ao blog e me deparei com este artigo. É simples mas muito objetivo, então resolvi replicá-lo aqui com os devidos créditos merecidos ao autor.

Confesso que eu mesmo estava iludido com as possibilidades do Google, mas ele nada mais é do que um hiper-mega-algoritmo de busca e não fideliza ninguém. Quem lhe achar pelo Google não significa que vai virar sua audiência.
Leia o texto, simples, mas muito bem escrito.
E olha que pensando bem sobre o texto dele, conheço pessoas que se dizem experts e que cometem o mesmo erro.

Este é um Post, escrito por Marcos Lemos do [Ferramentas Blog]. O Marcos é profissional de Blogs (Problogger) desde 2007, fazendo palestras e ministrando cursos para blogueiros de todos os níveis.

Já faz um tempo que tenho observado o comportamento dos blogueiros, onde percebo erros capazes de condenar a maioria ao fracasso, mesmo com grandes ideias. O principal problema é que a maioria age de forma muito pacífica. Depois de ler o título desse artigo, fica evidente sobre o que vamos tratar aqui.

Este não precisa ser um assunto muito longo, mas é preciso ressaltar certas atitudes fundamentais para que seu blog chegue de fato até seu público alvo. Quando começamos um blog queremos que tudo apareça no Google; desse modo aprendemos técnicas de SEO e qualquer coisa que possa ajudar-nos a produzir conteúdo que fique bem indexado.

Boa parte ficará fascinado com isso e trabalhará duro para que o Google goste do seu blog e mantenha as posições no topo dos resultados para atrair o máximo de visitas possíveis. De fato isso é algo muito importante para a sobrevivência do seu blog a médio e longo prazo, especialmente porque quase ninguém navega sem a ajuda do Google.

O problema está na ênfase exagerada em agradar o Google e esquecer-se das pessoas a quem nos dirigimos e por quem realmente mantemos nossos blogs.

encontrar blgos

O que aprendi agradando ao Google?

Depois de alguns anos aprofundando e aplicando técnicas de SEO em todos os meus projetos, cheguei à seguinte conclusão: NÃO VALE A PENA!

Não é o Google quem lê o seu blog e não são visitas esporádicas quem tornaram meu blog uma referência na blogosfera. Nem pense que estou dizendo para você desistir do Google, mas quero que você mude seu foco principal e coloque as coisas no devido lugar.

O Google não deve ser seu objetivo maior e não tente agradar antes o buscador.

Quando passei a pensar mais nas pessoas que leem o meu conteúdo e quis ampliar minhas relações com elas, meu objetivo passou a ser fidelizar um público cada vez maior. Usando ferramentas como as redes sociais (especialmente o Facebook) e lista de e-mails (E-mail Marketing), tive maior controle sobre o meu projeto.

O Google é um conjunto de algorítimos e dados matemá¡ticos. Meu sucesso não pode ser medido por resultados obtidos assim. O mais importante é minha capacidade de engajamento do meu público e de torná-los interessados em tudo o que vai publicado no meu blog.

Tudo bem que este artigo acabou sendo um pouco “cabeça”, mas vamos para questões prá¡ticas:

  • Quem comenta em seu Blog? = Se você não é capaz de fidelizar o seu leitor, a grande maioria que só chega pelo Google não vai querer interagir diretamente. A maior parte dos comentários que recebo são de pessoas que leem meu blog com frequência e não tanto de novos visitantes.
  • Quem gera receita para seus projetos? = Se você quer ganhar dinheiro de verdade com seu blog não pode depender apenas do AdSense ou semelhantes. Projetos assim precisam mesmo de grande tráfego vindo dos buscadores. Mas quando você quer vender seus próprios produtos/serviços ou indicar Afiliados, vai precisar de um público fiel e que confie na sua reputação.
  • Quem motiva sua continuidade? = Queremos interagir com as pessoas que chegam até nosso blog. Essa interação é que nos provoca a produzir mais conteúdo, responder comentários, nunca desistir.

Vá ao encontro das pessoas

Depois de anos como blogueiro aprendi que devo ir ao encontro das pessoas que quero como público do meu blog. Se ficar esperando que cheguem e encontrem o que estou fazendo, nunca atingirei meus objetivos.

O melhor é sempre buscar as pessoas, provocá-las e agir de forma pró-ativa. Desse modo até as suas chances de ficar bem posicionado no Google ficam maiores, pois boa parte de nossa relevência vem da capacidade que temos em ampliar as relações que temos com o público (Leia: Você está preparado para o NOVO Ranking do Google?).

Qualquer forma de divulgaçãoo direta do conteúdo do Blog é mais eficiente que esperar indexação no Google. Isso fica ainda mais evidente depois de fidelizar seus leitores numa Fan Page, por exemplo. Mesmo poucos seguidores retornam constantemente quando se identificam com seu projeto.

Comece a ir mais atá as pessoas e buscar fidelizá-las pela qualidade de seu Blog e conteúdo. Assim verá¡ seu Blog crescer de verdade.

Por hoje, era isto.

Conheça os produtos do Virtual Marketing PRO: (Blog Viral e muito mais)

Veja também – http://www.dicasdefotos.com.br

Grande abraço e tenha um dia Feliz !

SAÚDE e $UCE$$O !
EM_ED_logo

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Ganhe Um e-Book GRÁTIS Já !!!
  • Tenha um Blog Viral e Atraia a Atenção do GOOGLE !
  • A Importância do Design Na Apresentação do Seu Blog !
  • Obtenha Dicas de Tráfego para Ter Mais Visitas !
  • Utilize Redes Socias, PodCast, Imagens e Vídeos como isca !
  • Construindo Relacionamento e Tráfego com Backlinks
Veja como participar de uma plataforma de grande volume de conteúdo,
tornado seu blog viral e atraindo a atenção dos motores buscadores.
Centenas de pessoas já se beneficiaram com este bônus, seja mais um !