Emails que vendem (por Nerd Rico)

email-marketing 1

6 Dicas para Você Escrever Emails que Realmente Vendam

Eu aprendi uma coisa muito valiosa com os blogueiros profissionais: É possível vender SEM precisar estar vendendo.  Vamos às dicas:

  1. Use um Tom Pessoal nas Mensagens. 

Esqueça a linguagem formal e comercial dos tradicionais e-mails marketing. As pessoas querem se relacionar com outras pessoas, e não com marcas e entidades. .

  1. Não Venda. Conte uma História

Ninguém compra alguma coisa se não se envolver emocionalmente com o produto. O problema é que a maioria dos vendedores tentam te empurrar aquilo que você não quer. Não significa que você não precisa mas, como você não se envolveu emocionalmente você não tem motivações para comprar. . E a maneira mais bacana e divertida de envolver emocionalmente seus prospectos é contando histórias reais que contextualizem a mensagem de marketing principal que você deseja passar. Essa técnica é muito poderosa e requer um certo conhecimento. . Estou preparando uma série de e-mails onde vou me aprofundar um pouco mais neste assunto.

  1. Não Convença. Conquiste. 

Aqui está o segredo do bom vendedor. Você não tem que convencer ninguém a nada. Aliás, ninguém gosta de ser convencido de algo que não acredita. O ingrediente especial está em você conquistá-lo. Não é você que tem que convencer o seu prospecto de que o seu produto é bom e maravilhoso. É o seu prospecto que precisa CONCLUIR POR CONTA PRÓPRIA que a sua solução é a melhor para ele naquele momento. .

  1. Não Escreva Linhas Cumpridas. 

Use 1/3 do tamanho de uma linha normal para escrever suas mensagens. Isso incentiva a leitura e dá mais prazer. .

  1. Não escreva parágrafos longos. 

Tente escrever parágrafos de no máximo 3 linhas. Isso incentiva a leitura e a torna mais agradável. .

  1. Defina com clareza a ação

Para aumentar a taxa de conversão (de cliques e vendas), você precisa dizer com clareza o que o seu prospecto precisa fazer. Se quer que ele clique no link, diga: Clique no link aqui embaixo para acessar isso e aquilo. . Se quer que ele deixe um comentário no seu artigo, diga:   Deixe um comentário aqui embaixo do artigo. Seu comentário será importante para reforçar o que você acabou de aprender e a incentivar outras pessoas a colocar em prática esse ensinamento.   É extremamente importante que você conheça muito bem o seu público e tenha um bom funil de vendas. Se você não conhece bem para quem você está escrevendo, suas mensagens não terão todo o potencial de resultados que deseja.

 

10 coisas a se fazer Antes de Enviar um E-mail para a sua Lista

email-marketing Se atualmente o e-mail marketing é uma importante engrenagem do seu negócio, então é essencial que você não vacile na hora de disparar um e-mail para os seus prospectos e clientes. E é bem comum nos depararmos com e-mails “descuidados” por aí. E-mails com erros de digitação, de português, com variáveis desconfiguradas etc. Isso acontece porque os empreendedores não cumprem certas regrinhas antes de enviar a mensagem para a sua lista. E e-mails “descuidados” podem arruinar a sua reputação, prejudicando as suas vendas. Se você simplesmente quer se prevenir destes problemas na hora de disparar o seu e-mail, então tome nota das 10 coisas a se fazer antes de enviar um e-mail para a sua lista:  

1)   Escreva o Rascunho do E-mail em Tópicos

Use o bloco de notas ou um editor de texto qualquer para colocar os principais pontos que você pretende abordar em seu e-mail (saudação, gancho, história, mensagem principal, call to action…).

2)   Escreva o E-mail usando Frases Curtas

Baseado em seu rascunho por tópicos, você irá agora escrever o e-mail, do jeito que o seu leitor irá ler. Durante a construção do seu texto, preocupe-se em escrever frases curtas. Daqui a pouco você vai entender porque é importante ter um texto com frases curtas.

3)   Faça a Primeira Revisão

Acabou de escrever o seu e-mail? Então é hora de fazer a primeira revisão. Aqui você vai buscar e corrigir possíveis erros de digitação, erros de gramática, ortografia, concordância…

4)   Otimize os Parágrafos

Agora, você precisa tornar a leitura mais agradável aos olhos do seu leitor. E para isso você precisa usar a regra das 3 linhas, que consiste em quebrar o seu texto em pequenos parágrafos de no máximo 3 linhas. Isso deixa a leitura muito mais suave e agradável.   Essa otimização fica mais fácil quando você tem frases curtas ao longo do seu texto. Aí está a importância das frases curtas.

5)   Revise de Novo

É comum alguns erros ficarem “invisíveis” em nossa primeira revisão. Além do mais, pode acontecer de novos erros aparecem depois que você terminar a otimização dos parágrafos.

6)   Configure a Mensagem na sua Ferramenta de E-mail Marketing

Com o texto pronto, você pode fazer login na sua conta no Klickmail, Mail Chimp, Getresponse (ou no serviço de sua preferência) e fazer as configurações necessárias para preparar o envio para a sua lista. 

 

7)   Escolha o Assunto do E-mail

O assunto precisa ser interessante e chamativo, para justamente atrair a atenção do seu leitor e fazer que ele tenha vontade de abrir e ler a sua mensagem.  

8)   Defina qual Lista receberá a sua Mensagem

Se você tem mais de uma lista, você pode esbarrar nas seguintes opções: enviar a mensagem para apenas uma das listas, ou enviar para mais de uma lista.   Se você quer enviar para apenas uma das listas, então fique atento para marcar a lista certa. Depois que você envia o e-mail não tem mais como desfazer o envio! Se você quer enviar para mais de uma lista, verifique se a mensagem está adequada para estas listas, pois se você tem mais de uma lista, então é provável existam interesses distintos em cada uma delas. Então tome cuidado para não mandar uma mensagem para uma lista errada e não ser taxado como spammer.

9)   Faça um Teste de Envio

Sempre faça um teste de envio ANTES de disparar a sua mensagem. Esse teste precisa ser feito para algum e-mail a qual você tenha acesso, para poder simular o recebimento do e-mail e ver se está tudo ok. Verifique se o seu autoresponder possui o recurso de envio de teste.

10)                 Envie o E-mail num Horário adequado

Essa é uma dica que pode aumentar em pelo menos 16% a sua taxa de abertura de e-mails. Muitas pessoas não se ligam nisso, mas existe hora para mandar um e-mail.   E os melhores períodos para envio são no início da manhã (7h ás 9h) e início da noite (19h às 21h). Evite enviar e-mails nos finais de semana e feriados. Os resultados sempre são muito ruins. Seguindo esse checklist, certamente seus e-mails ficarão melhores e te trarão mais resultados.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>